Coleção de figures + dicas para quem quer começar

Depois de adulta, finalmente tive a oportunidade de realizar um dos meus sonhos de infância: colecionar figures de anime. Eu sempre olhava as coleções das pessoas na internet e julgava ser algo inalcançável (tanto pelo custo como pelo difícil acesso). Mas hoje tenho uma coleção considerável, que apesar de estar sempre "em construção" já me deixa muito orgulhosa.

Figures 2025

A minha lista completa de itens pode ser encontrada aqui: https://myfigurecollection.net/profile/hoshihime. Eu sempre mantenho o MFC atualizado pois é uma ótima ferramenta de organização.

Se você também tem vontade de colecionar figures mas não sabe por onde começar, aqui vão algumas dicas:

  • Se você quer comprar figures originais, evite comprar em sites como Shopee, Aliexpress, Shein, etc. pois eles vendem MUITAS bootlegs (falsificações). Nesse caso, dê preferência a lojas especializadas.
  • Algumas lojas que já comprei e tive boa experiência foram: Amiami, Solaris Japan e Nin-Nin Game.
  • Apesar dos impostos, eu prefiro comprar em lojas japonesas devido à disponibilidade de opções e à confiabilidade. Nem todas as figures estão disponíveis aqui no Brasil, e as que estão muitas vezes são vendidas por valores absurdos (já que as lojas que revendem precisam tirar o lucro delas, além dos impostos). Considerando tudo isso, eu acredito ser mais viável importar, mesmo com a incidência das dolorosas taxas e impostos.
  • Quando for importar figures, adicione seu CPF junto com o endereço (por exemplo, no campo "Complemento" ou "Ponto de referência"). Isso diminui as chances de sua encomenda ser rejeitada pela alfândega. Além disso, assim que você tiver o código de rastreamento em mãos, faça o cadastro do CPF no sistema "Minhas Importações" dos Correios.
  • Quando comprar, lembre-se de contar com o valor dos impostos. Antigamente ainda havia alguma chance de não ser taxado, mas hoje em dia praticamente tudo que entra no Brasil leva uma mordida do Leão. Então não tem jeito, melhor se preparar e fazer as contas considerando o valor do produto + frete + imposto (em torno de 90% do valor total, ou seja, produto + frete). Eu sei, é caro e pode até mesmo ser injusto, mas são as regras do jogo que temos hoje. Melhor se preparar para o impacto e evitar surpresas.
  • Claro, se você não se importa em comprar bootlegs, o caminho é bem mais fácil. Às vezes você só deseja comprar uma figure para enfeitar seu setup, ou realmente não quer gastar muito, e tá tudo bem. Cada um faz o que quiser do próprio dinheiro, então não leve as coisas que eu disse aqui como regras absolutas do hobby. Cada um tem as suas opiniões e no fim, isso são apenas pedaços de plástico em forma de personagens bonitinhos. Não precisa ser levado tão a sério. Eu particularmente não curto bootlegs porque a qualidade da maioria delas é bastante questionável (já tive algumas quando comecei e não curti muito). Já que vou gastar dinheiro, prefiro que seja em algo que me deixe satisfeita na relação qualidade x preço.