Desafio de 30 dias pintando a óleo

Um dos hobbies que eu carreguei comigo a vida toda e que realmente não consigo desassociar da minha pessoa é desenhar. Como todo mundo eu comecei quando ainda era criança, mas lá pelos meus 14 anos eu resolvi levar o hobby mais "a sério" e passei a estudar desenho, ainda que de uma forma bem superficial. Eu basicamente procurava artistas que me interessavam (principalmente no DeviantART) e tentava descobrir o que eles faziam. Apesar de ser um estudo simples, eu evoluí consideravelmente na época e consegui aprender algumas coisas.

Mas vocês sabem, a vida adulta não poupa ninguém, e naturalmente deixei de desenhar com mais frequência. Porém, desenhar (e inclua aqui "pintar") é uma das poucas atividades que genuinamente me deixam feliz. Se eu pudesse escolher somente uma coisa para fazer a vida inteira, seria isso. É uma atividade que me deixa em estado de flow toda vez que eu a pratico, é uma sensação que eu aprecio demais.

Enfim, deixei bastante claro que eu realmente amo desenhar e por conta disto, resolvi voltar a levar este hobby a sério, pelo menos no quesito de tentar aprender e evoluir mais. Por todos esses anos, o meu foco foi desenhar personagens em estilo anime, geralmente da cintura para cima. Quando eu tento desenhar outros objetos (paisagens, retratos realistas, personagens em corpo inteiro) eu percebo uma certa dificuldade, e isso só pode ser superado por meio do estudo e da prática. Eu realmente preciso parar, pensar e praticar a respeito das coisas que não domino muito bem.

Por isso, resolvi que irei passar um mês praticando pintura a óleo - uma técnica que experimentei este ano e que gostei muito, tanto do processo como do resultado. Meu objetivo não será fazer uma pintura por dia - porque tem objetos que demandam vários dias de trabalho - mas sim praticar pintura todos os dias, aplicando tutoriais e técnicas sobre coisas que quero aprender. Talvez eu foque mais na produção de retratos porque é algo que eu acho muito bonito e que realmente tenho diversas dificuldades, mas também quero pintar paisagens, natureza-morta, dentre outros objetos.

Sendo assim, quero compartilhar a minha primeira pintura que fiz ontem. Era para ser o V de Devil May Cry 5 mas, embora eu tenha gostado do resultado, não tem absolutamente nada a ver com ele. ( ╥ω╥ ) Inclusive este é um ponto que pretendo melhorar: a habilidade de fazer a cópia exata das proporções do rosto e, com isso, conseguir um resultado fiel ao objeto.

V - Devil May Cry 5

Vim apenas deixar registrado aqui o meu compromisso com o desafio de pintar durante 30 dias. Talvez eu crie uma página especificamente para ele, seria interessante para ver melhor meu progresso.


Happy Birthday to Me!

Se tem uma coisa que eu acho interessante nessa vida é o fato de que eu e o meu jogo favorito nascemos no mesmo ano. 1997. No meu caso, nasci em 28 de abril de 1997, exatamente 28 anos atrás.

Não sei se com todo mundo é assim, mas depois que eu cresci os aniversários se tornaram algo trivial. Claro, ainda fico ansiosa em receber presentes - quem não fica? Mas depois de um tempo, a gente nem liga mais para qual idade estamos fazendo. Desde que estejamos vivos e bem, idade é só um número utilizado para (tentativamente) medir a nossa XP neste mundo. Não que seja determinante, é claro.

Enfim, hoje o meu dia foi super tranquilo. No meu trabalho temos direito a folga no dia do aniversário, o que é uma benção. Fiquei em casa e aproveitei para fazer algumas coisinhas que nunca tenho tempo para fazer. Eu baixei e configurei um emulador de PS2 para, dentre outras coisas, jogar Dirge Of Cerberus. Rodou muito bem, inclusive consegui usar o Dualsense sem nem precisar configurar nada. Confesso que estou jogando mais pela história, porque a jogabilidade dele é beeeem chatinha.

Falando em games, meu irmão me presenteou com o Final Fantasy XVI em mídia física para PS5. Eu simplesmente amei, estava na minha wishlist desde que comprei meu console mas nunca separei a grana para comprar. Como ainda estou finalizando Resident Evil 7 e FFVII Rebirth, não vou testar por enquanto. Infelizmente um armazenamento de 1TB hoje em dia não quer dizer nada e isso impõe uma restrição sobre o que podemos jogar ao mesmo tempo. Saudades da época que a gente não precisava instalar os games que vinham em discos!

Outro presente que eu ganhei este ano mas que já chegou aqui em casa há alguns dias foi a TV NeoQLED de 43" da Samsung. Eu estava em busca de uma TV boa para colocar o PS5 no meu quarto (antes ficava na sala) e meus pais me disseram para escolher uma como presente de aniversário. Estou gostando muito dela, a resolução é 4K e possui taxa de atualização de 144Hz. É uma baita TV, mesmo. Infelizmente ela ainda não está no meu quarto, pois estou esperando chegar o rack em que ela vai ser colocada, junto com o PS5. Mal vejo a hora de poder jogar meus games deitada na conforto da minha cama.

Esse ano eu não comprei nada de especial para mim. Eu me considero uma pessoa relativamente organizada financeiramente, mas aniversários e fim de ano geralmente são pretextos para que eu ~~cometa atrocidades financeiras~~ me mime um pouco. Esse ano eu não consegui encontrar nada que eu quisesse muito ou que valesse a pena comprar, então resolvi guardar meus recursos para outra oportunidade. Acho que isso tem a ver com o fato de que esse ano, uma das minhas resoluções foi organizar melhor minhas finanças (com direito a planilha do Excel e tudo), bem como me tornar menos consumista. Inclusive pretendo escrever sobre esse sentimento depois, a ânsia de ter e o tédio de possuir, e como isso tem a ver com o mundo frenético e capitalista em que vivemos hoje.

Deixando questões filosóficas de lado, o dia terminou com alguns lanches que compramos em um mercado aqui perto. Meus planos iniciais envolviam pedir hambúrguer artesanal para o meu jantar de aniversário, mas a minha hamburgueria favorita não abre às segundas-feiras. Uma pena! Mas mesmo assim gostei dos lanches, foi algo bem simples mas que saiu um pouco da rotina.

Ainda consegui jogar um pouco de videogame após o jantar, comecei com Resident Evil 7 até que eu eventualmente arreguei (raro mas acontece com frequência) e resolvi retomar o FFVII Rebirth que eu já estava há mais de um mês sem jogar. No encontro do Gold Saucer, saí com Barret! Por fim, achei linda a cutscene em que a Aerith canta a música que saiu em um dos primeiros trailers do jogo. Confesso que derramei algumas lágrimas rsrs Como eu amo esse jogo.